5 Mentiras que contaram para você sobre fotografia
Compartilhe
5 mentiras que te contaram (ou você se contou) sobre fotografia
Muitos mitos se criaram a partir do serviço fotográfico. Alguns deles por desinformação e outros de forma deliberada por profissionais mal intencionados. Aqui vou tentar desvendar junto a você alguns desses mitos e inverdades que envolvem a fotografia. A intenção é que você entenda melhor como se dá a prestação do serviço fotográfico e com isso se sinta mais a vontade na contratação do seu profissional.
1 - “Com uma máquina dessas até eu faria”.
Quem nunca ouviu ou até mesmo disse algo parecido? Eu, antes de me tornar fotógrafo já cheguei a fazer essa afirmação. Achava que o resultado fotográfico estava ligado somente ao tamanho da câmera (câmera + lente). Ao me profissionalizar percebi que o equipamento faz diferença sim, mas sem dúvidas a qualidade do serviço está intimamente ligado as referências e ao quanto o fotógrafo estuda.
2 - “Faz um Photoshop que resolve”
Perdi as contas de quantas vezes já ouvi isso. Definitivamente o programa não resolve tudo. Eu particularmente não tentei me especializar nele, justamente por acreditar que a beleza está na experiência que se vive no momento que a foto é feita. Para mim, montar posteriormente uma fotografia que se distancia da realidade vivida perde um dos objetivos fundamentais da foto, que é contribuir para a memória da experiência vivida.
3 - “Entrega sem editar mesmo”
Quando ouço esse tipo de afirmação entendo por "edição” todo esse processo:1) Backcup de todas as fotos tiradas; 2)Curadoria das melhores; 3)Tratamento das imagens (que em si já possui 3 etapas). Então, não, não dá para entregar sem tratar as fotos. Pois as fotos “cruas” não transmitem a mensagem da forma como deve ser transmitida, apenas por uma questão técnica. Imagine um cozinheiro que entregue para você um saco de feijão e o manda comer. Você comeria um feijão que não foi selecionado, cozinhado e temperado? É exatamente isso.
4 - “São só umas fotinhas”
Você tem todo o direito de querer um número pequeno de fotos, mas isso definitivamente não significa pouco trabalho para o profissional. Se eu te disser que normalmente a gente entrega para o cliente uma porcentagem entre 5% e 10% das fotos que tiramos você acreditaria? Ou seja, se entregamos ao cliente 100 fotos, tiramos no mínimo (mínimo mesmo) 1000 fotografias. Agora, imagine o tempo empreendido entre curadoria e tratamento das fotos. Sem contar todo o desgaste do equipamento que utilizamos. Então, simplesmente não existe “só umas fotinhas” se você quer algo bem feito.
5 - “Não estou bonita o suficiente”
Dos mesmos produtores de “Não tenho roupa”. Se por um lado ninguém precisa ouvir isso de si mesma, considerando que a aceitação de si é um belo passo para uma vida menos ansiosa. Por outro, você merece olhar para você mesma de uma maneira mais carinhosa e a partir desse pacto de amor próprio decidir mudar, se ainda quiser. Aliás, a gente estuda para deixar você mais bonita. Então, relaxa e vai curtir o seu ensaio fotográfico. Porque você é a única representante da sua imagem.
Gostou?? Comente aqui e compartilhe com outras pessoas que você acredita que vão curtir esse conteúdo. Inclusive tem outros artigos que você pode gostar aqui mesmo no site.